Spiga

CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO

Objetivo
Este experimento tem por objetivo a construção de uma câmara escura onde é possível observar a imagem da chama de uma vela sendo projetada em seu interior.

Contexto
Segundo os princípios da óptica geométrica, os raios de luz se propagam em linha reta. Na câmara escura, todos os raios de luz que são emitidos pelo objeto a ser projetado, passam atravéz de um pequeno oríficio e atinge o aparato no interior dela. Assim sendo, a luz que sai do ponto mais alto do objeto atingirá o aparato no ponto mais baixo da imagem projetada, formando uma imagem invertida.

Idéia do Experimento
Projeta-se a luz emitida pela chama de uma vela na parte interna da tampa de uma lata de chocolate em pó, apenas fazendo um furo em seu fundo.


Tabela do Material

Item Comentários

Lata de NESCAU Será utilizada também a tampa de plástico translúcido.

Vela

Prego para fazer um furo no fundo da lata


Montagem
Faça um furo, o menor possível, no meio do fundo da lata e tape-a com a tampa de plástico.
Acenda a vela e aproxime o fundo da lata até ver a imagem refletido na tampa.


Comentários
Para que o experimento seja realizado o ambiente deve permanecer o mais escuro possível.

10 comentários:

  Unknown

13 de outubro de 2009 às 17:13

Parabéns aew mano , Muito Obrigado aew !

você salvou meu Trabalho de Física =D

  Luana.

14 de outubro de 2009 às 14:50

salvou meu trabalho também, :]
obrigada!

  Christian

19 de outubro de 2009 às 08:25

boa cara, ajudou mt!

  Unknown

10 de novembro de 2009 às 08:32

ajudoou muitooo mesmoo ! ;DD

  Unknown

20 de novembro de 2009 às 15:31

você salvoou meu trabalhoo!
brigadão :D

  Anônimo

20 de março de 2010 às 11:50

não entendi nada. E não sei o que é aparato.Não gostei.

  Anônimo

26 de março de 2010 às 07:17

estou muito feliz me ajudou muito no entendimento e para apresenta a pesquisa

  Anônimo

26 de março de 2010 às 07:17

estou muito feliz me ajudou muito no entendimento e para apresenta a pesquisa

  Anônimo

9 de abril de 2010 às 12:38

muinto obhigado manoooooooooo

  Anônimo

12 de agosto de 2013 às 15:27

Vlw mann, vc salvo meu trabalho tbm :D