Spiga

Por que a borracha apaga o lápis?

Do blog amigo: http://curiofisica.blogspot.com por Diego Galeano e Maísa Caldas

Sempre quando escrevemos alguma palavra errada ou precisamos apagar alguma coisa, usamos a borracha. Porém garanto que nenhum de nós parou para pensar o porquê de uma borracha apagar o lápis ou lapiseira.
Quando escrevemos sobre um papel, o lápis ou lapiseira depositam uma pequena quantidade de grafite sobre o papel em que você estava escrevendo. Isso se chama força de adesão. Esse grafite permanece sobre a folha de papel por meio de ligações.
Quando aplicamos a borracha sobre a grafite, o que acontece é que a força da borracha é maior que a da grafite, então essas ligações são quebradas e o grafite passa para a borracha. Agora pergunto: como este grafite sai da borracha?
A grafite sai da borracha graças a algumas substancias como enxofre e alguns óleos especiais que compõem a borracha e que têm por função, fazer com que os pedaços “sujos” da grafite se desprendam dela.
Existem também as borrachas que apagam canetas, essas borrachas são compostas por pó de pedra-pomes que lixam a pequena camada do papel que absorveu a tinta. Porém existem as borrachas mais avançadas que não danifica a superfície do papel, o que acontece com elas é que por meio reações químicas elas diluem a cor das canetas.

Diego Galeano

Maísa Caldas

Fontes: http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111896.shtml

http://www.mundofisico.joinville.udesc.br/index.php?idSecao=3&idSubSecao=&idTexto=162

http://http://www.faber-castell.com.br/

0 comentários: