Spiga

A Física e a Sociedade

A Física é o campo da ciência que investiga os fenômenos e as estruturas mais fundamentais da natureza. O conhecimento acumulado neste campo tem possibilitado à humanidade compreender aspectos cada vez mais complexos da natureza e, através dele criar sistemas, dispositivos e materiais artificiais que tem contribuído decisivamente para o progresso tecnológico.

Foram as investigações de físicos europeus sobre os fenômenos elétricos e magnéticos, no século passado, que levaram à invenção do gerador e do motor elétricos utilizados atualmente para gerar energia elétrica e para produzir movimento numa variedade enorme de aplicações que afetam nossa vida diária. Essas mesmas investigações levaram à descoberta, no século passado, de que a luz é uma onda eletromagnética. Ondas desta natureza, mas com menor freqüência propiciaram a invenção do rádio, da televisão, do radar e dos sofisticados meios de telecomunicações que estão incorporados na sociedade moderna.

A descoberta da mecânica quântica na década de 1920 possibilitou a compreensão detalhada da estrutura atômica e das partículas fundamentais da natureza. Além de abrir espaço para um grande desenvolvimento da Física e de outros campos da ciência, como a química, a bioFísica e a astroFísica por exemplo, a mecânica quântica conduziu à descoberta de novos fenômenos. Um deles, o da condução eletrônica em semicondutores, possibilitou a invenção do transistor em 1947 e dos circuitos integrados no final da década de 50. Essas invenções revolucionaram a eletrônica e abriram o caminho para a disseminação dos computadores que estão transformando os costumes da sociedade.

Outra invenção, a do laser em 1960, propiciou o advento das comunicações óticas e está produzindo profundas modificações na eletrônica. Infelizmente, a Física tem possibilitado tanto algumas invenções que tornam a vida melhor e mais confortável quanto outras que podem destruí-la. Como utilizar as descobertas científicas apenas para o bem é um dos principais desafios da sociedade moderna e nessa discussão os físicos podem desempenhar importante papel esclarecedor.

O texto acima, A Física e a Sociedade, foi extraído do site www.fisica.net. Com base nas informações deste texto podemos comprovar que a física foi a faísca de uma grande explosão de tecnologia e desenvolvimento. E é a física que mantém este fogo aceso e a tendência do crescimento desse imenso fogo.
O físico pode se dedicar à pesquisa, trabalhando em Institutos e Universidades realizando pesquisas em toda área da Ciência, desde Biologia, desenvolvendo os microscópios e estudando as estruturas das proteínas até na descoberta e aprimoramento de supercondutores para fabricação de processadores para os mais novos computadores do mercado.

Os físicos também podem trabalhar nas Escolas e Universidades como professores de Física e Matemática ou orientadores e coordenadores.
Em hospitais, você acha que o físico tem um espaço lá dentro? Todo Hospital que se preze tem um físico em seu quadro de funcionários. O físico é o responsável para o exame e ressonância magnética, que é hoje um dos exames mais bem sucedidos da medicina, que permite o mapeamento do cérebro do paciente e um melhor diagnóstico da doença.

Observe que a física está presente em tudo que o cerca, até em sua casa. O engenheiro teve que usar muito a física para calcular tudo o que foi inserido em sua moradia, até mesmo o pedreiro, pode ser que ele não saiba, mas que ele usou a física. Ah! Isso eu garanto que sim!

A partir daí veja a importância desta área abrangente que é a física e merece mais a nossa atenção e participação.

0 comentários: