Spiga

Aos alunos e seus pais...

Certa vez, um aluno me perguntou o que aconteceria com o vestibular se, por mágica, o nível de ensino e aprendizagem em todas as escolas melhorasse incrivelmente. Eu respondi que não aconteceria nada, pois a existência do vestibular nunca teve relação com o nível de conhecimento dos nossos alunos, mas sim com a desproporção entre o número de candidatos e as vagas oferecidas. Infelizmente, para fazer essa seleção, ainda não apareceu nenhuma solução melhor do que o vestibular.

As universidades públicas ainda são as nossas melhores e, por isso, tão disputadas pelos melhores alunos, que continuam, até hoje, com a mesma expectativa na espera das listas de aprovados.

Parabéns aos que virem seu nome nestas listas. Entretanto, com tantos anos de convivência com vestibulares e vestibulandos, posso dizer a todos os concorrentes, com certeza, que tudo isso foi apenas um concurso para ver quem acertou mais ou menos questões nessas provas. Ninguém foi julgado ou avaliado como pessoa: quem é mau caráter pode ter acertado todas as questões, mas continuará sendo a mesma pessoa pobre que sempre foi, assim como quem é amigo dos seus amigos vai continuar sendo a mesma pessoa rica, independente do número de questões que tiver acertado.

Para finalizar, uma palavra aos pais: cuidado com associações perigosas do tipo "filho, tu passaste, eu te amo muito!!!" - Como assim??? Amaria menos se não tivesse passado? Esta é hora de estar ao lado de seus filhos, para que eles saibam que estão amparados, independentemente do resultado destes ou de quaisquer outros vestibulares e/ou concursos.

0 comentários: