Spiga

Como o forno microondas aquece os alimentos?

Você já pensou como um simples aparelho consegue aquecer alimentos em alguns minutos ou até mesmo segundos?

Entendendo um Microondas

No interior de um forno microondas, uma onda eletromagnética de alta frequência (em torno de 2 450 MHz) é gerada por uma válvula e irradiada por uma antena metálica para o compartimento onde os alimentos são colocados.Essa onda eletromagnética tem características semelhantes à luz, porém não é visível. Ela age sobre as moléculas da água que estão presentes nos alimentos, provocando o aumento da agitação das moléculas e, conseqüentemente, um aumento de sua temperatura.

As moléculas da água, por sua vez, transferem parte de sua energia para as partículas do elmento (os átomos ou as moléculas). Depois de um determinado tempo, o alimento estará cozido. O tempo de cozimento varia em função da potência do forno, da massa e das características do alimento.

Algumas pessoas acreditam que o recipiente não é aquecido, mas isso não é verdadeiro, porque através do processo de condução, uma parcela de energia térmica é transferida para a vasilha.
Sendo assim, pode-se afirmar que um produto, mesmo não-metálico, mas sem líquido (moléculas de água) não se aquece quando colocado em um forno microondas.

0 comentários: