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Gasolina!!! Você sabe o que é???

É o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. É um líquido volátil e inflamável.

No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que são:

gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela )

gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul)

gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool )

gasolina verde - cujo NO = 110 - 130

esta última é somente utilizada na aeronáutica. A gasolina empregada nos motores endotérmicos, deve possuir os seguintes requisitos:

volatilidade média

ausência de impurezas

alto poder calorífico

alta resistência à detonação

Índice de Octano (autodetonância)

O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o “NO”, mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte as altas compressões sem sofrer a detonação.

O número de octano de um combustível represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele.

Aditivos Utilizados

Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante.

Os aditivos geralmente são:

• chumbo tretametila Pb (C2H5) e

• chumbo tretaetila Pb (CH3)4

Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila.

A adição destes aditivos ao combustível causa os seguintes inconvenientes:

• Produz formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros

• São tóxicos

• Não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga.

A percentagem adicionada destes aditivos no combustível, com a finalidade de aumentar o número de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro.

Qual a diferença entre a Gasolina Aditivada e a Gasolina Comum?

Diferente do que muitas pessoas pensam o aditivo não aumenta a potência da gasolina.
A Gasolina comum ao passar pelas partes do motor do carro (nas válvulas e no pistão), deixa resíduos, sujeiras que são uma espécie de goma.
Com o passar do tempo, o acúmulo desta goma, dificulta a mistura da gasolina com o ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Diminuindo, assim, a eficiência do carro.
A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a gasolina aditivada possui uma espécie de detergente.
Este detergente (aditivo) ao passar pelo motor, dissolve a goma, evitando o acúmulo de mais resíduos no motor, assim a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.

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