Física Experimental - Velocidade Escalar Média
A Física fala através da matemática.
A Física fala através da matemática.
• Introdução Teórica
• Material
• Experiências
Introdução Teórica
As Ciências Exatas - e a Física é uma delas - podem ter suas leis, princípios e resultados experimentais expressos de forma matemática, através de tabelas, equações e gráficos.
Neste projeto queremos demonstrar como um fenômeno físico pode valer-se dessa linguagem matemática.
Material
• Carrinho movido a pilha ou a corda
• Fita métrica
• Relógio que marca segundos
• Pilhas novas
Experiências
Para autoavaliação responda as perguntas:
1- Meça, numa superfície plana as distâncias de 1,0 m; 1,5 m e 2,0 m.
Ponha o carrinho para percorrer estas distâncias, medindo quanto tempo ele gasta percorrendo cada uma destas distâncias (fig.39). Anote os resultados, completando a tabela:
Distância Percorrida (metros) Tempo gasto (segundos)
1.0 .
1.5 .
2.0 .
a) A tabela obtida expressa a relação entre quais grandezas ?
b) Essas grandezas relacionam de forma direta (quando uma cresce a outra também) ou de forma inversa (quando uma cresce a outra decresce) ?
2- Divida cada distância percorrida pelo respectivo tempo gasto no percurso.
a) Estas divisões definem uma nova grandeza física. Qual é ela ?
b) Escolhendo letras que simbolizem as três grandezas envolvidas nesta experiência, expresse - através de uma equação algébrica - o modo como se relacionam.
c) Como poderíamos descrever - com palavras - o que está dizendo a equação encontrada na questão anterior ?
3- Construa um sistema cartesiano (um par de eixos perpendiculares ), marcando no eixo vertical as distâncias percorridas e no eixo horizontal os tempos gastos nos percursos. Ligue os pontos obtidos.
a) O gráfico traçado após a ligação desses pontos é uma reta ? Por que ?
b) O gráfico expressa as relações entre quais grandezas ?
4- Comparação de resultados experimentais com os obtidos através da equação e do gráfico.
Na questão (b) do ítem (2) estabeleceu-se uma equação que mede a velocidade média de um móvel, velocidade esta que sendo constante, se confundirá com a velocidade do móvel em qualquer instante. Assim sendo, usando o valor da velocidade encontrada para determinado carrinho verifique pela equação quais as distâncias percorridas pelo carrinho nos seguintes intervalos de tempo: 10s, 15s e 20s. Agora, compare os resultados encontrados pela equação com medidas realizadas experimentalmente, completando o quadro seguinte:
Interv.de tempo(s) Dist. percorridas Distâncias percorridas
(calc pela equação) (calc experimentalmente)
. . .
. . .
. . .
Na 1ª pergunta do ítem (3) construiu-se um gráfico mostrando a variação das distâncias percorridas em função dos tempos gastos. Desta forma, usando o gráfico encontrado para determinado carrinho, verifique, através do mesmo, quais os tempos gastos pelo carrinho quando ele percorre as distâncias de 80 cm, 120 cm e 140 cm. Depois disso, compare os resultados encontrados com o auxílio do gráfico com medidas feitas experimentalmente.
Intervalos de tempo(s) Distâncias percorridas(m) Distâncias percorridas(m)
(Calculada pela equação) (Calc. experimentalmente)
. . .
. . .
. . .
_____________________________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário