Spiga

PRODUÇÃO DE CALOR POR COMBUSTÃO

Objetivo

Mostrar um dos meios de obtenção de energia térmica: a combustão.

Contexto

Pode-se obter energia térmica por pelo menos três formas:
· Combustão ou queima de materiais: transformação de energia química em energia térmica. Exemplo: a queima do gás no fogão de cozinha.
· Atrito: transformação de energia mecânica em energia térmica. Exemplo: esfregar as mãos.
· Resistência elétrica: transformação de energia elétrica em energia térmica. Exemplo: a resistência que aquece a água dentro do chuveiro.
Na queima de materiais há liberação de calor porque os gases que resultam da combustão estão numa temperatura muito maior que a do meio ambiente. Há propagação de energia térmica dos gases para todo o ambiente ao seu redor devido a essa diferença de temperatura. Para absorver a maior quantidade possível de calor, coloca-se um objeto que se deseja aquecer diretamente em contato com os gases produzidos pela combustão.
A queima de materiais é uma reação química, por isso precisa de duas substâncias para reagirem. Uma das substâncias é chamada de combustível e a outra de comburente. Exemplos de combustível: gasolina, álcool, madeira, papel e gás de cozinha. Exemplo de comburente: gás oxigênio. Essas substâncias dos exemplos de combustível e comburente são mais comuns no dia a dia, porém existem outras substâncias que podem reagir liberando energia térmica. Para as substâncias reagirem é necessário que hajam condições ambientais favoráveis. Uma das condições é a temperatura. Por isso é necessário uma fagulha de fogo para iniciar uma combustão, pois essa fagulha irá aumentar a temperatura de uma pequena parte das substâncias, possibilitando que haja uma reação química entre as substâncias combustível e comburente. Essa primeira reação química libera calor que aquece o resto da substância permitindo sua reação. Exemplo disso é gás butano (um combustível) no fogão de cozinha, que para pegar fogo (reagir com o oxigênio, que é um comburente) precisa da chama de um palito de fósforo ou de uma faísca elétrica. Observe que se não fosse assim, ao abrir a válvula do fogão o gás butano encontraria com o gás oxigênio e ocorreria a combustão automaticamente. Se o combustível em contato com gás oxigênio for aquecido até atingir a temperatura necessária para ocorrer a combustão, ocorrerá a combustão sem precisar da existência de uma fagulha de fogo. Por isso deve se tomar o cuidado de não deixar substâncias combustíveis onde elas possam ser aquecidas até entrar em combustão.

Idéia do experimento

Este experimento trata apenas da combustão e a idéia é mostrar que é necessário haver combustível e comburente para que ela ocorra. Para mostrar a necessidade do combustível e do comburente numa combustão coloca-se um copo sobre uma vela acessa. O copo não permite a entrada de oxigênio (comburente), então a combustão do barbante da vela (combustível) pára quando acaba o gás oxigênio de dentro do copo, ou seja, a vela apaga. Depois volta-se a acender a vela e colocar o copo sobre ela. Mas desta vez, antes da chama apagar, ergue-se o copo permitindo a entrada de gás oxigênio. A chama volta a se reanimar. Percebe-se então a necessidade do gás oxigênio para a existência da chama (combustão).

Material

Uma vela pode ser apenas um pedaço, pois a vela tem que caber dentro de um copo
Um copo transparente de vidro
Uma caixa de palitos de fóforo para acender a vela


Montagem


Acenda a vela e fixe-a sobre uma mesa.
Coloque o copo sobre a vela.
Observe que a chama diminui até a vela apagar, pois o gás oxigênio que está no ar de dentro do copo vai sendo gasto na combustão. Quando a vela apaga é por que o gás oxigênio de dentro do copo terminou.
Tire o copo e acenda novamente a vela.
Coloque o copo sobre a vela outra vez. Quando a chama estiver apagando, levante o copo para entrar gás oxigênio.
Observe que para a chama não apagar será necessário erguer boca do copo até que fique próxima à chama, pois o gás oxigênio que tinha dentro do copo já foi usado na combustão.


Comentários


Cada substância na sua queima libera uma quantidade de calor diferente. A quantidade de calor que cada substância libera na combustão é chamada calor de combustão.
Antes de fazer essa experiência numa mesa, retire os papéis (cadernos e livros) que estiverem sobre a mesa.

0 comentários: