Spiga

O que são as alterações climáticas?

Fala-se muito sobre o tempo, o que não constitui nenhuma surpresa, se considerarmos o efeito que este exerce sobre a nossa disposição, a forma como nos vestimos e mesmo sobre aquilo que comemos. No entanto, o "Clima" não é a mesma coisa que o tempo. É, isso sim, o padrão médio de tempo para uma determinada região durante um período alargado.


O clima sempre variou em função de causa naturais, e assim continuará a ser. As causas naturais podem ser alterações mínimas na radiação solar, erupções vulcânicas que podem cobrir a Terra com poeiras que reflectem o calor do sol de volta para o espaço, e variações naturais no próprio sistema climático.


No entanto, as causas naturais explicam apenas uma pequena parte deste aquecimento global. A grande maioria dos cientistas concorda que tal se deve a crescentes concentrações de gases de efeito de estufa que mantêm o calor na atmosfera e que são causados pela actividade humana.


Compreender as alterações climáticas


A energia do sol aquece a superfície da terra e, à medida que a temperatura aumenta, o calor é radiado novamente para a atmosfera sob a forma de energia infravermelha. Alguma da energia é absorvida na própria atmosfera pelos gases de “efeito de estufa”.


A atmosfera actua tal como as paredes de uma estufa, deixando penetrar a luz visível e absorvendo a energia infravermelha que sai, mantendo o calor no interior da estufa. Este processo natural designa-se por "efeito de estufa". Sem este efeito, a temperatura global média da terra seria -18°C, quando neste momento se situa nos +15°C.


No entanto, as nossas actividades estão a provocar a acumulação na atmosfera de gases de efeito de, especialmente dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que ampliam o efeito de estufa natural e aquecem o planeta. Este aquecimento adicional provocado pelo homem é designado por efeito de estufa "ampliado".


Leia mais sobre como são medidos os gases de efeito de estufa.

0 comentários: