Spiga

La Niña aumenta a incidência de raios no Rio

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) informou que este ano será de forte incidência de raios no Rio de Janeiro, isso devido ao fenômeno climático La Niña, que resfria as águas do oceano Pacífico e altera a circulação dos ventos na América do Sul.

Devemos ter precaução contra raios, principalmente na época do verão. Até hoje, segundo o Inpe, no Estado do Rio, foram registradas 20 mil descargas elétricas. No mesmo período do ano passado, o número foi bem menor: 1.570 ocorrências de raios.

O fenômeno La Niña é o motivo do aumento de raios no Rio. Ele representa o resfriamento das águas na região do Pacífico Equatorial, que começa na costa do Peru e vai até a Ásia. Esse resfriamento altera a circulação dos ventos da atmosfera na América do Sul, o que causa efeito em todas as regiões do país, menos no sul.




O mesmo fenômeno aconteceu no ano passado, mas é a primeira vez que ele ocorre em menos de um ano. Geralmente a La Niña ocorre entre três e sete anos. Agora, a diferença foi de quase um ano. Antes de 2008, temos o registro do fenômeno apenas em 2001.

O Inpe informou que ocorre em média a queda de 50 milhões de raios por ano. No ano passado, o Brasil foi atingido por 60 milhões de descargas elétricas, segundo o instituto. O Estado de São Paulo foi o recordista com o maior número de raios.

Aumento de Mortes

De acordo com o Inpe, o Brasil registrou 11 mortes causadas por raios nas três primeiras semanas deste mês. Já no mesmo período do ano passado, nove pessoas morreram pela mesma causa.

Em caso de chuvas com raios as pessoas devem evitar ficar em áreas abertas como praias e campos de futebol. O ideal é buscar abrigo em locais fechados como em uma residência ou em carros.
Se você não tem como buscar abrigo, deve se afastar da água e de objetos metálicos. Barracas de camping também não são seguras. Já dentro de casa, deve se evitar falar no telefone com fio e no celular que estiver com o carregador ligado na rede elétrica.

0 comentários: