Spiga

Darwin - Evolução da Evolução


De uma forma ríspida uma ideia simples resolveu o mais complexo dos mistérios: o sentido da vida. ; ) Além disso, atualmente, cientistas usam Darwin para desvendar desde a nossa mente até a origem do Universo. Antes de Darwin éramos o centro do Universo, a obra sublime da criação. Agora somos apenas mais uma entre milhões e milhões de espécies. A Teoria da Evolução deixou claro que todas as formas de vida são originadas da mesma molécula. Tudo isso a uns 4 bilhões de anos, quando as moléculas de carbono aprenderam a fazer cópias de si mesmas. E algum tempo depois (100 milhões de anos depois) surgiram as moléculas com uma armadura de proteína, as primeiras células, que deram origem a tudo que existe hoje. Já a 3,9 bilhões de anos as células eram um monte de DNA coberto por uma capa, sem orgãos internos, como a mitocôndria. Há cerca de 3,5 bilhões de anos surgiu a arquea (um parente das bactérias) que tem uma resistência invejável, chegando a suportar temperaturas maiores que 100 graus Celsius. Num dia qualquer, há uns 2 bilhões de anos, uma célula bacteriana entrou em outra. A invasora foi a mitocôndria, uma bactéria que passou a funcionar como passagem para a célula invadida, fornecendo energia em grande quantidade. São as eucariontes. ; )
Assim, mostrando como a vida evolui, Darwin dispensou Deus do cargo de criador. E agora os cientistas querem mostrar que não passamos de escravos a serviço dos verdadeiros donos desse planeta. Ah, e ainda, a teoria de Darwin pode ter desvendado os segredos dos buracos negros. E mostrado não só que deve haver vida fora da Terra mas em universos paralelos também.

3 comentários:

  Luiz Bento

4 de março de 2009 às 18:26

Boa reflexão. Só um detalhe. As archea e as bactérias tem uma origem comum, não parentes. Filogeneticamente as archea são mais diferentes das bactérias do que nós dos ciliados :)

Abraços.

  Lucas Barbosa

31 de março de 2009 às 12:19

tenho uma dúvida...
como o sr. explica a 2ª e 1ª lei da termodinâmica aplicada à origem do universo segundo darwin? e sobre a Biogênesis?
"De uma forma ríspida uma ideia simples resolveu o mais complexo dos mistérios: o sentido da vida. ; )" como ele resolveu? isso é só uma teoria... é mesmo que falar que a bíblia resolveu o mais complexo dos mistérios (na verdade o sr. sabe que EVOLUCIONISMO E CRIACIONISMO são só teorias, e não uma ciência... - ciência= tudo que se vê e/ou é comprovado)

abraços

  Unknown

27 de abril de 2010 às 16:44

Darwin não precisa nem de comentario é incrivel, sua teoria abre nossos olhos para que tenhamos ideia do nosso tamanho em relaçao ao universo somos apenas mais um degrau da adaptação da vida. O exemplo da teoria da endossimbiose de Lynn Margulisé incrivel e tambem se aplica aos cloroplastos.