Spiga

O céu está ficando menos azul


Não é impressão. De acordo com uma matéria da revista Superinteressante deste mês, um novo estudo analisou 3.250 medições atmosféricas feitas em diversas partes da terra.
Nas regiões mais críticas, o céu está 20% menos azul do que na década de 1970. O efeito estaria sendo provocado pelo excesso de aerossóis na atmosfera, uma camada de sujeira flutuante que junta moléculas de poeira, fuligem e dióxido de enxofre produzido por carros, indústrias e queimadas.
A mudança está ocorrendo porque a luz do sol (que é branca) esbarra em partículas suspensas no ar quando entra na atmosfera e se decompõe em várias cores. Por isso, vemos o céu azul e o sol amarelo - cores que são subprodutos da luz branca.
Mas os aerossóis alteram essa divisão. Segundo o pesquisador (físico atmosférico) Kaicun Wang, os aerossóis são muito pequenos e conseguem rebater os raios do sol como nenhum outro poluente, segurando os raios de luz azul lá em cima.
Conclusão: além de provocar o efeito estufa, a polução estaria modificando a luz que chega à terra. O estudo conta com a participalção de pesquisadores da Universidade de Maryland.

Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/meio_ambiente/?p=4270

0 comentários: