Spiga

Exposição Einstein

Trazida ao país pelo Instituto Sangari, em parceria com o American Museum of Natural History (AMNH), de Nova York, a mostra explora a vida, as descobertas e a passagem do maior cientista do século 20 pela América Latina.

O Rio de Janeiro recebe a partir de abril “Einstein”, exposição sobre o maior gênio do século 20.A mostra que desvenda o homem por trás da ciência e apresenta suas teorias de maneira instigante estréia dia 07 de abril no Museu Histórico Nacional, onde fica até dia 06 de junho.

O universo de Einstein é revelado por meio de objetos pessoais, fotos, fac-símiles de cartas e manuscritos e uma série de instalações interativas que usam tecnologia de ponta. Para completar a exposição, há diversas obras de arte de renomados artistas nacionais.

Vista por mais de 02 milhões de pessoas no mundo, a mostra foi ampliada e adaptada especialmente para o Brasil. Foram criadas duas novas seções: “Átomos” e “Einstein no Brasil”. Para tanto, o Instituto Sangari contou com o apoio do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Hebraica de Jerusalém. O Instituto preparou ainda um cinema 3D que tem como tema uma incrível viagem pelo espaço.

“Einstein” conta com um forte programa educativo, uma marca do Instituto Sangari em todas as exposições que realiza. Escolas e grupos podem agendar visitas para terem a monitoria de educadores especializados. O percurso inclui atividades sobre espectroscopia e movimento browniano nos “Laboratórios de Aprendizagem” e todos os participantes recebem materiais educativos. Além disso, há um curso gratuito para os professores em que são preparados para as visitas com os alunos e para o trabalho em sala de aula.

O Brasil é o primeiro país do Hemisfério Sul a receber a exposição. A vinda da mostra ao país é o terceiro fruto da parceria entre o Instituto Sangari e o AMNH, o mais importante museu de ciências do planeta. A curadoria original da mostra é do Dr. Michael M. Shara, renomado cientista e pesquisador do Departamento de Astrofísica do AMNH. “Einsten” já foi exibida em Nova York, Chicago, Boston, Los Angeles, Jerusalém, Birmingham, Dallas, Ottawa, Columbus, Istambul, Cleveland e São Paulo.


O Instituto Sangari

Fundado em 2003 pelo físico e empresário Ben Sangari, o Instituto Sangari, com sede em São Paulo, desenvolve e apóia projetos com o objetivo de disseminar a cultura e o conhecimento científico. Por meio de uma parceria com o American Museum of Natural History (AMNH), já trouxe ao Brasil exposições inéditas como “Darwin”, “Revolução Genômica” e “Einstein”. O acordo credencia o Instituto a representar o AMNH na América do Sul e, inclusive, contribuir com o conteúdo das exposições. O Instituto Sangari integra a Sangari Brasil, uma empresa do segmento de educação que criou e desenvolveu o Programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade, utilizado atualmente por mais de 500.000 estudantes de escolas públicas e privadas em 18 estados brasileiros.




Ficha Técnica



Local : Museu Histórico Nacional


Endereço: Pça. Marechal Ancora, s/n° - Centro - Rio de Janeiro - RJ


Indicação: Pedagógica Fund. II ao Ens. Médio


Temporada para Escolas: 07 de Abril à 04 de Junho de 2010 (de terças as sextas-feiras).


Horario: 9h, 9h30, 10h30, 11h, 12h, 12h30, 13h30, 14h,14h30,15h, 15h30 e 16h30.


Observação: Gratuidades para professores acompanhantes - 01 a cada 10 pagantes.

 
VALOR PACOTE EDUCATIVO: R$ 15,00 (quinze reais).


• Ingresso para visita mediada com profissionais especializados (01 mediador a cada 25 alunos).

• Horários pré-agendados com acesso preferencial.

• Gratuidade para educador (01 professor a cada 10 pagantes).

• Acesso garantido ao laboratório, cinema 3D e simulador do buraco negro.

• Material educativo para alunos e educadores participantes.

• Receptivo no local.

1 comentários:

  Anônimo

5 de abril de 2010 14:11

Ótima dica! Adoro Einstein, grande personalidade e cientista genial!Vou visitar!