Spiga

Por que os icebergs flutuam? Como pode haver vida aquática nas regiões congeladas do globo?

A água e alguns metais como a prata e o bismuto tem uma característica especial: ao passar ao estado sólido, expandem seu volume. Isto explica porque os encanamentos das regiões muito frias estouram e porque uma garrafa de vidro também estoura quando deixada muito tempo no congelador.

Isso ocorre devido ao formato angular das moléculas, que não permite que se agrupem muito próximas umas das outras. Resultado: quando o líquido solidifica, essas moléculas ocupam um espaço maior, formando uma estrutura vazada, leve como ar. Esse aumento de volume faz com que o gelo tenha uma densidade menor que a água em estado líquido. É por isso que ele acaba flutuando, em vez de afundar.
É isso que explica o fato de os icebergs flutuarem e causarem tantos estragos (o Titanic que o diga). Além disto, é curioso notar que apenas 10% do volume de um iceberg fica fora d’água, daí só poder ser visto quando é tarde demais.
Seria trágico, se não tivesse o lado mágico: como o gelo se torna menos denso do que a água e flutua sobre ela, ele permite o isolamento das superfícies geladas de lagos e rios nas regiões mais frias do planeta, permitindo o desenvolvimento da vida aquática sob ele, em regiões que possuem uma temperatura superior a 0º Celsius, sendo possível a peixes e plantas manterem-se vivos e ativos e não congelados.

0 comentários: