Spiga

Atenção!!! Possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas!!!




Atenção!!! Possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas!!!
Alerta Rio: http://www2.rio.rj.gov.br/georio/site/alerta/condicao.asp

Estações pluviométricas

Cada estação pluviométrica tem seus dados repassados após intervalo de 15 minutos, via rádio, à estação central. A precipitação pluviométrica é medida a uma resolução de 0,2 mm. Os rádios operam em canais de freqüência destinados à transmissão digital de dados, em sistemas ponto-multiponto, na faixa de 932 a 941 MHz e potência de 5W. As antenas são diretivas, do tipo Yagi, com ganho na faixa de 10 dBi. A alimentação é feita através de um conjunto painel solar e bateria, sem necessidade de uma ligação em tomada AC. Os sistemas possuem bateria interna para suportar períodos de até 24h de interrupção do fornecimento.


Estação Concentradora
Cada estação concentradora recebe os sinais das estações remotas de sua área, valida as informações e as retransmite para a estação central. Ainda, fazem a vez de uma estação pluviométrica remota, coletando e transmitindo seus próprios dados.

 
Estação Central
A estação central além de receber as imagens do radar meteorológico do Pico do Couto -RJ (Convênio Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Ministério da Aeronáutica), consolida os dados de todas as estações pluviométricas, recebidos via central de rádio UHF, sendo as informações coletadas e armazenadas por um servidor padrão. Um sistema de análise, acessado via rede local e dispondo de avançados recursos de computação gráfica, permite avaliar a quantidade de chuva acumulada por estação, a precipitação em mm/h e a distribuição por regiões. Uma parte dos dados é disponibilizada para consulta neste site, atualizado de forma automática uma vez por dia.

Fonte: Alerta Rio
Conheça o Alerta Rio http://www2.rio.rj.gov.br/georio/site/alerta/alerta.htm

0 comentários: