Spiga

Cientistas criam painel solar feito de papel

Pesquisadores do MIT criaram a tecnologia, mas ainda falta melhorar a eficiência a do material

Os cientistas deram um passo importante na busca de energias “verdes”. Eles conseguiram revestir uma folha de papel com células solares, capazes de converter a luz do Sol em energia elétrica.

Segundo o site Cnet, a vantagem da técnica é produzir painéis solares mais leves e baratos. Como conseguiram imprimir um semicondutor elétrico na folha de papel, os cientistas esperam poder revestir outras superfícies, como plástico ou metal, com a substância.

O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Centro de Pesquisas das Fronteiras Solares da ENI-MIT - parceria do MIT com a companhia de combustível italiana ENI. Atualmente, os painéis solares são feitos de silicone, um material bastante durável, mas cientistas procuram alternativas mais baratas ainda de produzir a energia.

O problema ainda é a eficiência. Enquanto os painéis de silicone conseguem aproveitar vinte por cento da energia solar, as folhas de papel só conseguem absorver dois por cento. Mas, segundo os pesquisadores, o projeto ainda está nas primeiras etapas de desenvolvimento e espera-se que em alguns anos, a técnica seja aprimorada, e a folha de papel torne-se mais eficiente. ; )

0 comentários: