Spiga

PALESTRA GRATUITA - De onde vem a fórmula E=mc² e o paradoxo dos gêmeos

Takeshi Kodama, especialista em física nuclear, faz palestra sobre as teorias de Einstein no próximo domingo, 16 de maio, na Programação Especial da exposição sobre o gênio
Albert Einstein (1879-1955) impressionou a humanidade por estar séculos a frente de seu tempo com teorias que revolucionaram a física. A famosa equação E=mc² permitiu constatar que massa e energia estão intimamente conectadas, e o “paradoxo dos gêmeos” serviu para explicar que o tempo passa mais lentamente para quem viaja a uma velocidade próxima à da luz comparado com alguém que fica na Terra.

Mas qual é a origem da equação criada por Einstein e o que ela realmente significa? Como é que Einstein mudou a noção de tempo e espaço? Quem vai responder a estas e outras questões é o físico Takeshi Kodama. Com graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Waseda, no Japão, Kodama foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), e atualmente é professor titular da UFRJ. Suas especialidades são a Física Nuclear Relativística e a Astrofísica Nuclear.



Programação Especial

A palestra do Professor Kodama faz parte da Programação Especial da mostra Einstein, que busca estimular o interesse do público pela temática em cartaz. Todas as exposições organizadas pelo Instituto Sangari têm como diferencial a realização de eventos paralelos que visam à valorização da educação e a disseminação do conhecimento científico por meio da cultura.



Palestra: De onde vem a fórmula E=mc² e o paradoxo dos gêmeos

Onde: Auditório do Museu Histórico Nacional - Pça. Marechal Âncora, s/n° – Centro – Rio de Janeiro – RJ (Próximo à Pça. XV).

Quando: Domingo, 16 de maio, às 15h.

Professores, estudantes e público em geral podem participar gratuitamente mediante inscrição pelo e-mail: einstein@einsteinbrasil.com.br

Contatos:

Lucrecia Franco

lucrecia.franco@sangari.com / lfranco.comunica@gmail.com

www.einsteinbrasil.com.br







2 comentários:

  Diêgo Lôbo

26 de maio de 2010 às 04:10

Olá, parceiro
Finalmente mudei meu blog.
Passe lá pra pegar o novo banner, ok?

http://essetalmeioambiente.com/?page_id=531

Um abraço
Diêgo

  Anônimo

17 de junho de 2010 às 04:25

Blog legal!!