Spiga

Saiba porque o céu é azul...

Neste experimento demonstrativo pode-se simular a luz do sol atravessando a atmosfera terrestre, e através dele mostra-se que o céu é azul.




Lista de Material

Um feixe de luz branca (lanterna);
um recipiente pequeno de vidro ou acrílico com faces planas (aquário);
uma mesinha (ou uma banqueta) e um pouco de leite.

Procedimento Experimental

1) Coloque o recipiente sobre uma mesa (pequena) no centro da sala, de modo que você possa vê-lo de todos os lados. Preencha-o com água até 3/4 do seu nível total. Acenda o feixe e mantenha-o encostado numa das paredes do aquário, ao longo de seu comprimento;

2) Tente observar o feixe de luz que se propaga pela água. Difícil, não é? Talvez você possa ver algumas partículas de pó em suspensão na água; elas aparecem brancas. De qualquer modo que você olhe é, todavia, bastante difícil ver exatamente onde o feixe de luz atravessa a água;

3) Acrescente gotas de leite até que a água fique turva, mas que você ainda consiga ver através dela;

4) Segure o feixe luminoso (lanterna) contra o recipiente, como foi feito antes. Repare que o feixe de luz agora é fácil de ser visto ao atravessar a água. Observe o feixe de luz olhando pelas outras laterais e pela face oposta a da lanterna, por onde a luz escapa do recipiente. Repare que, de lado, o feixe é visto ligeiramente azul e na extremidade oposta, aparece um pouco amarelado.

5) Acrescente um pouco mais de leite na água e observe o que acontece. Agora, visto de lado, o feixe de luz mostra-se bem azul e bastante laranja visto pela face oposta à da entrada da luz. Além disso, você poderá observar que o feixe de luz aparece mais espalhado do que nas primeiras observações; não é visto agora tão estreito como antes.


Experimento enviado por Ricardo Silva.

0 comentários: