É o carburante mais utilizado atualmente nos motores endotérmicos, sendo uma mistura de hidrocarbonetos obtidos do petróleo bruto, por intermédio de vários processos como o “cracking”, destilação e outros. É um líquido volátil e inflamável.
No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que são:
gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela )
gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul)
gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool )
gasolina verde - cujo NO = 110 - 130
esta última é somente utilizada na aeronáutica. A gasolina empregada nos motores endotérmicos, deve possuir os seguintes requisitos:
volatilidade média
ausência de impurezas
alto poder calorífico
alta resistência à detonação
Índice de Octano (autodetonância)
O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o “NO”, mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte as altas compressões sem sofrer a detonação.
O número de octano de um combustível represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele.
Aditivos Utilizados
Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante.
Os aditivos geralmente são:
• chumbo tretametila Pb (C2H5) e
• chumbo tretaetila Pb (CH3)4
Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila.
A adição destes aditivos ao combustível causa os seguintes inconvenientes:
• Produz formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros
• São tóxicos
• Não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga.
A percentagem adicionada destes aditivos no combustível, com a finalidade de aumentar o número de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro.
Qual a diferença entre a Gasolina Aditivada e a Gasolina Comum?
Diferente do que muitas pessoas pensam o aditivo não aumenta a potência da gasolina.
A Gasolina comum ao passar pelas partes do motor do carro (nas válvulas e no pistão), deixa resíduos, sujeiras que são uma espécie de goma.
Com o passar do tempo, o acúmulo desta goma, dificulta a mistura da gasolina com o ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Diminuindo, assim, a eficiência do carro.
A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a gasolina aditivada possui uma espécie de detergente.
Este detergente (aditivo) ao passar pelo motor, dissolve a goma, evitando o acúmulo de mais resíduos no motor, assim a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.
No Brasil, atualmente encontram-se no comércio vários tipos de gasolina que são:
gasolina do tipo A ( 73 octanas - gasolina amarela )
gasolina do tipo B ( 82 octanas - gasolina azul)
gasolina do tipo C ( 76 octanas - gasolina + álcool )
gasolina verde - cujo NO = 110 - 130
esta última é somente utilizada na aeronáutica. A gasolina empregada nos motores endotérmicos, deve possuir os seguintes requisitos:
volatilidade média
ausência de impurezas
alto poder calorífico
alta resistência à detonação
Índice de Octano (autodetonância)
O combustível é classificado segundo seu poder antidetonante, em número de octanagem (NO). Quanto maior for o “NO”, mais antidetonante será o combustível e, por conseguinte maior será a sua capacidade de suporte as altas compressões sem sofrer a detonação.
O número de octano de um combustível represente o percentual de isoctano (C 8 H 18 ) e de heptanio (C 7 H 16 ) contidos nele.
Aditivos Utilizados
Em alguns casos, o NO de um combustível pode ser aumentado, adicionando-se uma pequena quantidade de aditivos de grande poder antidetonante.
Os aditivos geralmente são:
• chumbo tretametila Pb (C2H5) e
• chumbo tretaetila Pb (CH3)4
Entre os dois aditivos, o mais eficaz é o chumbo tretaetila.
A adição destes aditivos ao combustível causa os seguintes inconvenientes:
• Produz formação de depósitos de óxido de chumbo, ocasionando corrosão nas paredes dos cilindros
• São tóxicos
• Não podem ser utilizados nos combustíveis empregados para alimentar motores com catalisadores no tubo de descarga.
A percentagem adicionada destes aditivos no combustível, com a finalidade de aumentar o número de octanas, varia na ordem de 0,08 cm3/litro a 0,9 cm3/litro.
Qual a diferença entre a Gasolina Aditivada e a Gasolina Comum?
Diferente do que muitas pessoas pensam o aditivo não aumenta a potência da gasolina.
A Gasolina comum ao passar pelas partes do motor do carro (nas válvulas e no pistão), deixa resíduos, sujeiras que são uma espécie de goma.
Com o passar do tempo, o acúmulo desta goma, dificulta a mistura da gasolina com o ar, que provoca a queima e gera energia para o motor funcionar. Diminuindo, assim, a eficiência do carro.
A grande diferença da gasolina aditivada para a gasolina comum, é que a gasolina aditivada possui uma espécie de detergente.
Este detergente (aditivo) ao passar pelo motor, dissolve a goma, evitando o acúmulo de mais resíduos no motor, assim a sujeira vai junto com o combustível e também é queimada.
0 comentários:
Postar um comentário