Spiga

Três Pensamentos

“Como ensinam os grandes cientistas, a ciência jamais oferecerá 100% de certezas. Por isso, jamais poderá prescindir da ética e da política para refletir sobre riscos prováveis e caminhos desejáveis, do ponto de vista do bem comum.” Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, no artigo “Desvios e mudança” Folha de SP, 15/9)



“Mesmo sem entender, estou acompanhando com o maior interesse essa tentativa de recriar o Big Bang, a explosão que deu início ao Universo. Como a versão do mundo atual não deu certo, a solução talvez seja mesmo lançar uma espécie de segunda edição melhorada. O problema é que a primeira, mesmo ruim, a gente não esquece.”Zuenir Ventura, escritor, no artigo “O primeiro não se esquece” (O Globo, 13/9)



“Um dos aspectos mais vergonhosos da impunidade brasileira é a tolerância dos prazos para que cessem os envenenamentos, as devastações e as agressões sistemáticas à vida. Legisladores e órgãos públicos estabelecem prazos demasiadamente longos para que terminem as contaminações e os prejuízos de vários tipos causados à saúde das populações, sob o pretexto de que os causadores de tais males precisam de tempo para "se adaptar" às novas regras saneadoras. Mas nem esses longos prazos são respeitados, permanecendo a frouxidão de controle sobre os contumazes agressores da vida.”Mauro Chaves, jornalista, advogado e escritor, no artigo “Prazos de tolerância” (O Estado de SP, 13/9)

0 comentários: