Spiga

Apontando os culpados com um mapa

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/

03 Set 2008 16:55

Nós adoramos mapas. Eles nos mostram rotas a ser percorridas a péa quantidade de metano que pode sair do geloo aumento da temperatura no mundoa dimensão de uma “ilha” de plástico e até os locais que você deve evitar para que sua caminhada não pegue ares muito poluídos.


Em outras palavras, os mapas conseguem demonstrar muitas coisas que não percebemos. Assim como 
as fotografias podem ilustrar os problemas do aquecimento global, os mapas possibilitam novas percepções. O Worldmapperpossibilita que se veja os países conforme seus índices em determinados assuntos. Por exemplo, emissões de CO2. Na imagem acima, graças às distorções dos territórios dos países, pode-se perceber – com grande destaque – que a China, Índia e os EUA são alguns dos grandes emissores do gás.


Mas por que o Brasil, um dos maiores emissores do mundo, está tão pequeno? Os dados, infelizmente, são de 2000, mas ao lado de cada mapa há uma explicação interessante sobre cada assunto. Sobre poluição, você pode ver como eram 
as emissões em 1980quanto de nitrogênio é expelidoquantos gases causadores do efeito estufa, entre outros. Há a possibilidade de se ver também a quantidade de carros e motos no mundo.


A lista é bem grande: 
pobrezaviolênciasaúdeeducação, etc, etc, etc.

0 comentários: