Spiga

Mais tempestades a caminho

http://super.abril.com.br/blogs/planeta/

04 Set 2008 19:42

Quanto mais quente, mais desastres naturais no planeta. É o que aponta um estudo da Universidade da Flórida e publicado na revista científica Nature. Aparentemente, as águas mais quentes dos oceanos potencializam as grandes tempestades tropicais – incluindo furacões, tufões e ciclones -, aumentando o seu poder de destruição. O engraçado é que as pequenas, com ventos menores do que 40 m/s, não são afetadas por essa mudança climática.


O estudo, liderado pelo professor James Elsner, diz que as alterações são mais notáveis nos oceanos Índico e no norte do Atlântico – na parte sul, teoricamente, nada muda pois as águas já são mais quentes.


Os pesquisadores, depois de analisarem dados de 25 anos, acreditam que se a temperatura da superfície dos oceanos aumentar em 1º C, as tempestades aumentariam em um terço. É importante ressaltar que os 11 anos mais quentes desde 1850 aconteceram nos últimos 12 anos.


Mas, calma, as tempestades não acontecem apenas por causa do aquecimento global. O aumento das tempestades tropicais também é determinado por outros fenômenos naturais, como o El Niño, que afeta a temperatura da superfície dos oceanos em diversas partes.


com informações da BBC

0 comentários: