Spiga

Exposição Einstein

(De 24 de Setembro a 14 de Dezembro de 2008 acontece no Parque do Ibirapuera a exposição Einstein (http://www.einsteinbrasil.com.br/), mais uma parceria do Instituto Sangari com o Museu de História Natural de Nova York. A exposição tem uma Programação Especial que consiste num ciclo de palestras e debates.)


O tempo vivido e o tempo da sala de aula
Palestras do dia 1º. de novembro exploram as
idéias de Einstein na Filosofia e na Educação




A revista Pesquisa FAPESP e o Instituto Sangari organizam uma série de palestras e debates complementares à exposição Einstein, que segue até o dia 14 de dezembro no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Em linguagem simples, acessível a um público amplo, físicos e especialistas de outras áreas – cinema, sociologia, filosofia, neurologia e história da ciência, entre outras – vão falar sobre as idéias de Albert Einstein e suas implicações em outros campos, nas tardes de sábado (15h) e nas manhãs de domingo (11h), no auditório que integra a exposição. Entrada gratuita.

Nos sábados, as mesas-redondas exploram o tema O tempo em dois tempos. Nelas, um físico e um pesquisador das ciências humanas falam e conversam sobre a noção do tempo e do espaço em suas respectivas especialidades. Aos domingos, na série Muito além da relatividade, físicos e escritores especializados em física do Brasil e do exterior abordam aspectos pouco conhecidos sobre a vida, o contexto histórico ou a obra de Einstein. No próximo domingo, dia 2, por causa do feriado, não haverá palestras.


Sábado, 1º. de novembro, 15h
"De Galileu a Einstein: do tempo da física ao tempo vivido", Pablo Rubén Mariconda, filósofo e professor da USP
Mariconda mostrará as ligações de Galileu Galilei e Albert Einstein em torno de três aspectos: a questão do tempo físico e da organização espaço-temporal dos eventos naturais; a idéia de relatividade e a caracterização físico-matemática do movimento; a finitude do movimento da luz e a infinitude do Universo. Essas três características no pensamento de Galileu convergem para a concepção relativista de Einstein. Mariconda falará também sobre a aceleração do tempo cultural e suas relações com o tempo da física e com o tempo psicológico (ou vivido).

“É possível produzir um Einstein? Algumas reflexões sobre Einstein e a Educação”, Antônio Augusto Videira, filósofo, pesquisador do CBPF e professor da UERJ
Videira discutirá as idéias de Einstein sobre educação de jovens e crianças – muitas delas opostas ao pensamento dominante – e as possibilidades de educação e formação dos físicos atualmente. Ao longo da apresentação, ele antecipa, “procurarei refletir sobre a seguinte pergunta: poderiam as idéias de Einstein ser aplicadas com sucesso em nosso tempo?”


Pavilhão Armando de Arruda Pereira – antigo prédio da PRODAM
Parque do Ibirapuera – Portão 10
Av. Pedro Alvares Cabral, s/nº

Mais informações:
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/
http://www.einsteinbrasil.com.br/ - inscrições





1 comentários:

  Anônimo

7 de novembro de 2008 às 17:12

Olá professor, estou escrevendo para lhe dar parabéns e desejar sucesso!

Grande abraço!!!