Spiga

Einstein: muito além da relatividade

Lançamento do Instituto Sangari reúne diferentes olhares de renomados cientistas brasileiros sobre o universo de Albert Einstein.


“Este livro é uma ótima leitura tanto para especialistas como para aqueles que querem se aventurar pelo maravilhoso universo de Einstein.”

Alfredo Tolmasquim – Consultor científico da exposição Einstein e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).






 
No próximo dia 12 de maio, o Instituto Sangari lança primorosa publicação produzida por pesquisadores brasileiros e organizada pelos professores Marcelo Knobel, pró-reitor de graduação da Unicamp, e Peter Schulz, físico e pesquisador do Instituto de Física Gleb Wataghin - Unicamp. A obra – fruto do ciclo de palestras realizado durante a mostra Einstein na temporada de São Paulo e atualmente em exibição no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro – permite conhecer melhor um dos maiores gênios do século 20. Trata-se de mais uma iniciativa de popularização da cultura científica, voltada para o público que se interessa pelo tema, especialista ou não.

Einstein: muito além da relatividade (192 páginas / R$35,00) apresenta diferentes abordagens sobre o cientista, desde sua contribuição à Física, passando por sua biografia até o impacto que gerou em outras áreas do conhecimento, como a Antropologia, a História e a Educação. Segundo Knobel e Schulz, que assinam a introdução da obra, o alcance das ideias e ações do físico (1879-1955) é objeto de estudos até hoje.

“Na perspectiva científica, seus trabalhos viraram os conceitos de espaço e tempo ao avesso (...) por outro lado, sua intensa atuação política, suas viagens e entrevistas, suas conversas e cartas mudaram o modo de a sociedade encarar a ciência. Einstein conseguiu colocar em pauta temas fundamentais e diversos tabus”, afirmam.

No livro, os pesquisadores – Carmen Pimentel Prado (USP), Roberto de Andrade Martins (Unicamp), Carlos Alberto dos Santos (UFRS), Pablo Rubén Mariconda (USP), Edgar Salvadori de Decca (Unicamp), Mauro W. B. de Almeida (Unicamp) e Antonio Augusto Passos Videira (UERJ) – por ordem de aparição, discorrem, de maneira clara e acessível, sobre o mito, o cientista e o homem Albert Einstein.

Na ocasião, haverá uma mesa-redonda com diferentes perspectivas: “Einstein e a física do universo” - Marcelo Byrro Ribeiro (UFRJ) – e “Como produzir um Einstein? Algumas reflexões sobre Einstein e a Educação - Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), mediada por Marcelo Knobel (Unicamp).

Quando: 12 de maio, 20h.

Onde: Livraria da Travessa, Shopping Leblon

Rua Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205 A

Inscrições: einstein@einsteinbrasil.com.br







O Instituto Sangari

Por meio de uma parceria com o American Museum of Natural History (AMNH), o Instituto Sangari já trouxe ao Brasil exposições inéditas como Darwin, Revolução Genômica e Einstein. O acordo credencia a instituição a representar o AMNH na América do Sul e, inclusive, contribuir com o conteúdo das exposições.

O Instituto Sangari integra a Sangari Brasil, uma empresa do segmento de educação que criou e desenvolveu o Programa CTC - Ciência e Tecnologia com Criatividade –, utilizado atualmente por mais de 500 mil estudantes de escolas públicas e privadas no país.

Mais informações: www.institutosangari.org.br

Contatos:

Lucrecia Franco

lucrecia.franco@sangari.com

lfranco.comunica@gmail.com

(21) 7850-2165



Mais informações:

www.einsteinbrasil.com.br

0 comentários: