Spiga

Cientistas armazenam energia eólica em gás





Projeto usa eletricidade excedente dos geradores de energia eólica para a produção de metano artificial

por Redação Galileu



Analisando apenas o último desastre de vazamento de petróleo, no Golfo do México, já se chega à conclusão de que precisamos diminuir o uso de combustíveis fósseis. Para isso, por que não aproveitamos melhor os recursos e infraestruturas existentes? De acordo com o instituto alemão Fraunhofer, pesquisadores descobriram uma maneira de aproveitar a eletricidade excedente de alguns geradores e utilizá-la como gás natural, estocando-o em instalações de armazenamento que já existem.

Quando o vento está soprando muito forte, as turbinas eólicas geram mais eletricidade do que a rede elétrica pode absorver. Esta energia excedente – que também existe na geração de energia solar – é usada na produção de um gás natural sintético, através de um novo processo criado pelo Centro de Pesquisa de Energia Solar e de Hidrogênio Baden-Württemberg, em parceria com o Fraunhofer.


O que o sistema alemão faz é usar a energia adicional (normalmente não aproveitada) para provocar uma separação de átomos de água (H2O). Desta separação, resultam os gases hidrogênio e oxigênio. Este hidrogênio passa então por uma simples reação química com o gás carbônico e gera metano, que nada mais é do que o gás natural produzindo sinteticamente.

Uma vantagem da tecnologia é que, para o armazenamento deste gás sintético, podem ser usadas as infraestruturas de estocagem de gás natural já existentes. Um sistema de demonstração, utilizando a energia solar, foi construído na cidade de Stuttgart e opera com sucesso. Em 2012, um sistema ainda maior está previsto para ser lançado.

0 comentários: